1. PERU
Nosso vizinho latino-americano é sempre uma boa ideia. Da vibrante Cusco à pacata Machu Picchu Pueblo, da histórica Cusco à arrebatadora Arequipa, é impossível passar incólume à riqueza cultural e às belezas naturais do Peru. O encantamento com a Vale Sagrado é indiscutível, mas o país ainda guarda muitas outras surpresas para o viajante mais atento. A excelente infra-estrutura turística se revela em hotéis e lodges com impecável serviço, na deliciosa gastronomia, nos preciosos itinerários em trem, nos surpreendentes museus e vilarejos, nos guias especializados e, é claro, no contato constante com a espetacular natureza local. Não importa se você sonha com uma viagem de pura aventura e imersão, ou com um itinerário mais contemplativo e focado na gastronomia e na cultura, no Peru há sempre muito por descobrir, para qualquer perfil de viajante – seja na primeira visita, na segunda, na terceira…
2. BELIZE
Foto: Cayo Espanto Private Island
Um pé na selva centro-americana, o outro no incomparável mar do Caribe. Belize é um daqueles destinos de sonho, recheado de parques naturais, santuários de vida selvagem, cachoeiras, florestas, ilhotas selvagens, recifes, cavernas subterrâneas e muita aventura, incluindo alguns dos melhores e mais famosos pontos para mergulho do planeta, como o Blue Hole. Paraíso para mergulhadores e fãs de snorkeling, sua barreira de corais é a segunda maior do mundo (perdendo apenas para a Austrália), com mais de 100 tipos de corais e mais de 500 espécies marinhas – incluindo tartarugas marinhas e tubarões-baleia. A vida por ali também é cheia de adrenalina sobre as águas, com caiaque, surf, SUP e pesca dentre as atividades preferidas dos visitantes. E acontece também em terra firme, onde as reservas protegidas de vida selvagem na floresta promovem encontros inesquecíveis, entre rios e lagoas, com inúmeras espécies, incluindo iguanas, tucanos, macacos e, com sorte, onça. Com riqueza cultural indiscutível, Belize é também lar da misteriosa civilização Maia, guardando sítios arqueológicos impressionantes em locais como Cayo e Toledo, em meio à selva.
3. COSTA RICA
Foto: Nayara Springs
Esticando-se entre o Caribe e o Oceano Pacífico, a Costa Rica, mesmo repleta de belas paisagens tropicais e incríveis experiências, até hoje conseguiu se manter fora das rotas do turismo de massa. São mais de 280 quilômetros de costa idílica e um interior recheado de vilarejos remotos, territórios indígenas, florestas, fazendas orgânicas ou com imensas plantações de cana, reservas naturais e grandes rotas de trekking. O El Camino de Costa Rica une costa e costa na mais famosa das rotas. A riqueza cultural é evidente nos sítios arqueológicos, no imperdível Museu do Ouro Pré-Colombiano da capital San José, no contato com os pequenos negócios familiares ainda tão comuns, das praias à zona rural. Com um quarto do seu território ocupado por floresta protegida, é repleta de espécies de vida selvagem, dos macacos-aranha às aves quetzal. Mas o paraíso dos aventureiros na América Central ainda guarda deliciosas e excitantes surpresas, como os imperdíveis white-river raftings no interior.
4. PORTUGAL
Photo by Paulo Evangelista on Unsplash
De Lisboa ao Porto, do Alentejo ao Algarve, as belezas e atrativos de Portugal são incrivelmente fartos e deliciosos de explorar. O território tão diminuto guarda rica história, tão intrínseca à nossa, em cada parada. As belezas geográficas da costa para o Atlântico também se multiplicam no interior, com montanhas, rios, vinhedos e planícies largamente cultivadas se intercalando entre os mais charmosos vilarejos e cidades, com inconfundíveis estilos arquitetônicos. Do bacalhau salgado às sardinhas assadas, do pastel de nata aos ovos moles de Aveiro, Portugal também sempre nos conquista pelo estômago. E olho vivo: ater-se somente a Portugal continental é um erro: o arquipélago de Açores, em pleno Oceano Atlântico, está mais preparado para o turismo do que nunca. Suas ilhas são repletas de paisagens impressionantes, adoráveis vilarejos de pescadores, montanhas (Pico é a mais famosa), caldeiras vulcânicas transformadas em rios, vinhedos e um sem fim de hortênsias. Rumar ao arquipélago da Ilha Madeira também é sempre boa ideia: beleza geográfica impressionante, belas praias, deliciosa gastronomia e excelência em hospitalidade.
5. ISLÂNDIA
Foto: Pixabay
Segunda maior ilha europeia, a exuberante Islândia contempla um território literalmente coberto por vulcões, gêiseres, geleiras, piscinas geotérmicas, cachoeiras e imensos campos de lava. A deliciosa capital Reykjavik, onde vive a maioria da população, é abastecida por energia geotérmica e guarda museus imperdíveis (como o Nacional e o Saga) para entenderemos sua herança viking. Suas gigantescas geleiras são apenas uma pequena parte de seus infindáveis atrativos turísticos naturais. O parque Haukadalur abriga um dos maiores gêiseres em atividade do país, o Strokkur, com erupções de até 20 metros a cada 5 minutos! O Parque Nacional de Thingvellir, patrimônio da humanidade pela UNESCO localizado em duas diferentes placas tectônicas (uma na Europa e outra nas Américas), é repleto de montanhas, campos de magma resfriado, vulcões, cachoeiras e o maior lago natural da Islândia. E, como nem só de natureza vive o país, a Islândia ainda tem o Secret Solstice, festival anual de música que acontece durante o solstício de verão, com o fenômeno do Sol da Meia Noite servindo de pano de fundo.
6. GEORGIA
Photo by Denis Arslanbekov on Unsplash
Ex-república soviética localizada na intersecção da Europa com a Ásia, a Geórgia é dos destinos mais surpreendentes do Cáucaso. A gigante cadeia montanhosa serve ali de impactante cenário para diversas aldeias e vilarejos, sempre emoldurados pela cordilheira. A capital Tbilisi, de arquitetura tão diversificada, tornou-se vibrante como uma grande metrópole europeia e tem hoje um estilo de vida tão cativante, com direito a ampla oferta cultural e gastronômica, que tornou-se um dos destinos que mais tem atraído os tais “nômades digitais” nos últimos anos. O país é ainda produtor de vinhos (os primeiros registros históricos da produção vinícola como conhecemos vieram de lá!), cavernas esculpidas em rochas que serviram de moradia para antigos povos locais, lagos impressionantes, castelos, mosteiros e belas praias no Mar Negro. E sua gastronomia é simplesmente imperdível, sempre com muito foco em ingredientes locais e pratos saborosos, fartos e reconfortantes, como os imperdíveis khatchapuris.
7. TURQUIA
CAPADOCCIA | Foto: Unsplash
Da vibrante Istambul aos povoados do interior ou às cidades à beira-mar, a Turquia é sempre destino sedutor e cativante. Inclusive porque os próprios turcos se parecem em muitas coisas com os brasileiros, do jeito festeiro e sociável ao grande apego familiar. Istambul, que sempre foi uma das cidades mais belas e instigantes do planeta, ficou ainda melhor, com bilhões de dólares investidos em renovação urbana e cultural. A nova Beyoğlu Culture Road, por exemplo, é uma rota com cerca de duas horas de duração que leva o turista a caminhar por diversas das principais atrações turísticas da cidade. Ganhou novo “waterfront” e muito mais opções de comércio. A incomparável região da Capadócia é praticamente uma surra de beleza para os olhos do viajante a cada dia de exploração, seja dourada no auge do verão ou branquinha, coberta de neve nos meses mais duros do inverno. A região histórica de Lycia, ao sul de Anatolia, guarda segredos do estilo de vida do povo Yörük, cuja cultura semi-nômade continua forte por ali. Trekkings por entre lagos cristalinos e visitas a antigas cidadelas como Patara, Xanthos ou Letoon são uma das melhores formas de conhecer a região. E, é claro, uma viagem ao país não é completa sem um belo mergulho no mar Egeu, em balneários com belas baías e completa infraestrutura turística como Bodrum.
8. CROÁCIA
HVAR | Photo by Geio Tischler on Unsplash
Com longa costa no Mar Adriático, a Croácia é formada por mais de mil ilhas e atravessada pelo Alpes Dináricos. Sua capital Zagreb tem em seus principais atrativos a Gornji Grad, cidade alta medieval, e ótimos museus. Mas é a costa do país que cativa a maioria dos turistas. Dubrovnik, com suas grandes muralhas do século XVI protegendo a cidade antiga (patrimônio tombado pela UNESCO), é o destino mais visitado. Além de explorar suas ruelas charmosas e praias de águas clarinhas, vale também vê-la do alto, com o Bondinho de Dubrovnik, e fazer um passeio até a ilha Lokrum. O Parque Nacional de Plitvice reúne os famosos lagos cor turquesa homônimos, belas quedas d’agua e o imperdível Mirante Vidikovac. Zadar, com mais de três mil anos de história, também tem cidade medieval amuralhada e um dos mais belos pôr do sol do país. Split, na Costa da Dalmácia, localizada entre o mar e as montanhas, tem belas praias e um adorável centro histórico – e se conecta facilmente a Hvar, a ilha que é um dos destinos de verão mais badalados da Europa (com destaque para as praias Hula Hula e Pokoju Dol). Outras ilhas croatas que também definitivamente valem a viagem são as paradisíacas Vis e Brac, que guardam algumas das mais bonitas praias do país.
9. ESLOVÊNIA
PIRAN | Foto: Pixabay
Destino perfeito para combinar com a Croácia em uma mesma viagem, a Slovenia, na Europa Central, finalmente começa a entrar no radar dos brasileiros. O diminuto país de apenas 20 mil quilômetros quadrados país é extremamente rico em cultura, história (é fruto da dissolução da antiga Iugoslávia), gastronomia e belezas naturais. Qualquer roteiro por ali se desloca por entre picos nevados, estações de esqui (a fronteira com Itália e Áustria lhe deu uma bela extensão alpina), rios e lagos de água turquesa, castelos e uma costa preciosa, no melhor estilo veneziano, banhada pelo mar Adriático. Sua pitoresca capital Ljubljana, repleta de cafés, fachadas barrocas e espaços artísticos, é famosa também por suas muitas pontes, seu castelo e o imperdível funicular. Às margens do lago Bled, glacial e abastecido por fontes termais, a cidade homônima tem, dentre suas diversas atrações com beleza cênica indiscutível, uma incontornável ilhota com uma igreja e um castelo medieval instalado bem no topo de um penhasco. No interior, as paisagens se dividem principalmente entre grandes campos verdejantes e o maior complexo de cavernas da Europa.
10. RUANDA
Foto: Bisate Lodge
Destino da bucket list de quase todo viajante, Ruanda é um belo país da África Oriental repleto de montanhas, densa e exuberante vegetação e fauna e flora extremamente peculiares. Seu inconfundível Parque Nacional dos Vulcões, um dos mais antigos do continente, abriga não apenas os impressionantes vulcões florestados que lhe dão nome, como também os famosos gorilas-das-montanhas e macacos-dourados. Poder chegar pertinho desses primatas é mesmo uma experiência inesquecível para qualquer viajante. Mas o turismo em Ruanda vai muito além disso – e sempre buscando sustentabilidade, conservação e regeneração, através de parcerias fundamentais de excelentes hotéis com as comunidades locais. O Parque Nacional de Nyungwe, por exemplo, é formado por uma antiga floresta tropical montanhosa que é até hoje o habitat natural de ágeis chimpanzés e outros primatas. O Parque Nacional Akagera é lar de elefantes, zebras, girafas e de uma das maiores populações de hipopótamos na África Oriental, a apenas duas horas de carro desde Kigali, capital de Ruanda, proporcionando avistamentos impressionantes. Kigali, aliás, conhecida como a terra das mil colinas, é segura, repleta de cafés, restaurantes e imperdíveis visitas, como a Biblioteca Pública de Kigali e o emocionante Kigali Genocide Memorial.
11. SEYCHELLES
Incrível destino de praia que combina perfeitamente com diferentes viagens pelo continente africano, o idílico arquipélago de Seychelles tem algumas das mais belas praias da região. Com águas turquesa e impressionantes recifes, suas 115 ilhas no Oceano Índico são cenário perfeito tanto para casais em viagens românticas quanto para famílias atrás de tranquilidade e contato cotidiano com a natureza. Repleto de luxuosos hotéis e resorts, o arquipélago tem belas praias, florestas tropicais, recifes de corais e reservas naturais de Mahé à paradisíaca ilha de Praslin. La Digue e as praias de Anse Source d’Argent e Grand Anse são imperdíveis. Seychelles é lar também de dois patrimônios da humanidade pela Unesco: a Reserva Natural de Vallé du Mai, que protege o curioso coco de mer, a maior semente do mundo vegetal, e o Atol de Aldabra, composto por quatro ilhotas de coral que formam uma lagoa e servem de lar para mais de 150 mil tartarugas marinhas, a maior população da espécie no mundo todo.
12. BOTSWANA
Foto: &Beyond
Destino de alguns dos mais épicos safáris da África, a ainda tão selvagem Botsuana é destino ideal para o slow travel e o profundo contato com a natureza e a aventura, tanto em viagens de lua-de-mel quanto em inesquecíveis escapadas multi-geração. Um dos países menos habitados do continente, tem trinta e oito por cento da área total do país completamente dedicados a parques nacionais e reservas de vida selvagem, sendo a maioria com livre circulação dos animais. O país é tem os últimos refúgios para distintas espécies ameaçadas, incluindo cão selvagem, chita e hiena-castanha. O fabuloso Okavango Delta, que tem uma das maiores concentrações de vida selvagem do planeta e impressionantes cheias sazonais, reúne também alguns dos melhores e mais luxuosos lodges e camps do país. Mas os atrativos da Botsuana vão além, contemplando lugares incríveis como a enorme Reserva de Caça de Kalahari Central, com rios fossilizados e pradarias onduladas repletos de animais, ou a impressionante salina de Makgadikgadi, uma das maiores do mundo, localizada em plena savana.
14. EGITO
Photo by Spencer Davis on Unsplash
Vedete do turismo internacional no ano passado, o exótico Egito seguramente continuará cativando viajantes também em 2022. A cada vez mais vibrante Cairo, as misteriosas pirâmides e esfinges, os revolucionários novos museus, o todo-poderoso Nilo e os magníficos monumentos e ruínas encontrados nas cidades e vilarejos às suas margens são os rastros da história antiga que estudamos no colégio e ainda podemos testemunhar, ao vivo e em impressionantes cores. Tumbas, múmias e templos literalmente faraônicos se descortinam ao longo da viagem pelo país, contrastando com a escassez do deserto e surpreendendo o turista a cada parada dos cruzeiros pelo mais famoso rio africano. A icônica cidade de Alexandria, que já “guardou” boa parte do conhecimento do planeta, é cada vez mais cosmopolita e convidativa. E, não bastasse tudo isso, o país ainda tem um belo litoral margeando o Mar Morto, com direito a impressionantes corais que são cenário perfeito para inesquecíveis mergulhos e snorkeling. As termas de pequenos oásis como Siwa Oasis deixam o deserto egípcio ainda mais fascinante
15. BUTÃO
Photo by Aaron Santelices on Unsplash
Você seguramente já leu ou ouviu o Butão ser descrito como “o país mais feliz do mundo”, não é mesmo? Com o turismo bastante controlado e sempre focado na sustentabilidade real desta indústria, esse reino budista envolto em mistério no Himalaia tem o conceito de “felicidade nacional bruta” permeando todos os aspectos da vida cotidiana. Impressionam também suas deslumbrantes paisagens naturais e construções históricas, com prosperidade cultural inigualável – e sempre rodeadas pelas mais belas montanhas. Prepare-se para conhecer incríveis mosteiros, intrigantes fortalezas (dzongs), fartas planícies, imensos penhascos e vales. Picos como o Jomolhari, com seus mais de sete mil metros de altitude, são famosos entre os viajantes fãs de trekking. Mas é sem dúvidas o mosteiro de Taktsang, também conhecido como Ninho do Tigre (Tiger’s Nest), sua atração turística mais famosa. A construção fica praticamente dependurada em penhascos, acessível somente via trilha (à pé ou parcialmente a cavalo), logo acima do Vale de Paro. A visão ao vivo deste incrível templo, amplamente reproduzido em fotos nas redes sociais, compensa qualquer esforço da caminhada.