O Deserto do Atacama, ao norte do país, surpreende com paisagens surreais que se intercalam a cada exploração: lagoas altiplânicas, gêiseres que jorram água fervente, montanhas nevadas e salares repletos de flamingos. No extremo sul, a Patagônia se revela em todo seu esplendor. Grandes maciços rochosos e glaciares compõem uma paisagem fantástica, entremeada de trilhas, lagos, mirantes e refúgios (pontos de apoio para os mais aventureiros).
CHILE
Do Deserto do Atacama, passando pelas vinícolas do Valle do Colchagua ou pela linda região dos lagos, à cênica Patagônia, o Chile é um país de contrastes e paisagens impressionantes.
Paisagens & Natureza
Vinhos
O Chile produz alguns dos melhores vinhos da América do Sul, entre Carmenères, Cabernet Sauvignons e Syrahs. Nos arredores de Santiago estão bodegas tradicionais, como Concha y Toro e Tarapacá; no Valle de Casablanca se degustam brancos orgânicos refrescantes e no Valle del Colchagua estão vinícolas mundialmente aclamadas, como a Lapostolle, que produz o icônico Clos Apalta, cuja arquitetura arrojada parece em perfeita harmonia com os vales repletos de vinhedos. Ficar hospedado ali é uma experiência exclusiva, que combina natureza e sofisticação.
Neve
É possível curtir o inverno em estações de esqui bem estruturadas, como Valle Nevado, El Colorado, Portillo, e a exclusivíssima Corralco, 700 km ao sul de Santiago, uma região rodeada de vulcões, estâncias termais e araucárias centenárias. Hospedagens de charme como o Valle Corralco Hotel & Spa completam a experiência.
Quando ir
Confira as melhores épocas para cada região.
Deserto do Atacama
Ano todo
Céu aberto, quase nenhuma chuva e temperaturas diurnas entre 20 e 25°C tornam o deserto ideal para ser visitado em qualquer época do ano. Junho, julho e agosto são mais movimentados, e há grande amplitude térmica, com dias quentes e noites bem frias (0 a 2°C).
Região dos Lagos
Ano todo
As cidades ganham vida no verão, de dezembro a março, com muito sol, pouca chuva e temperaturas chegando a 25°C em Pucón. O tempo seco é ideal para caminhadas e passeios de barco no Lago Llanquihue e arredores de Puerto Varas. Apesar do frio no inverno, de junho a setembro, as paisagens ficam incríveis com os vulcões carregados de neve, há menos turistas e melhores preços.
Patagônia
Dez. a Mar.
No verão, de dezembro a março, as paisagens estão lindas e é possível realizar mais atividades, como trekking e cavalgadas; o Parque Torres del Paine atrai muitos visitantes e as trilhas podem encher. No outono (março a junho), as árvores adquirem tons avermelhados e as temperaturas começam a baixar. No inverno, apesar dos dias ensolarados, o clima é instável e muitos hotéis fecham na região.
Para esquiar
Jul. a Set.
Julho começa a temporada, mas em agosto é mais garantido que haja neve nas principais estações de esqui do país, como Valle Nevado, Corralco, Pucón e Portillo, que seguem badaladas até o comecinho de setembro.