fbpx Skip to main content

Viagens e arte são universos frequentemente misturados e profundamente interconectados. Quando temos a chance de consumir e vivenciar a arte em suas mais diversas formas durante nossas viagens, a experiência é sempre ainda mais impactante, produzindo memórias e aprendizados duradouros.

Por isso mesmo, selecionamos aqui cinco mostras de arte esperadas e imperdíveis, nos mais variados estilos, movimentos, museus e destinos mundo afora, para enriquecer ainda mais suas viagens em 2022.

Surrealism Beyond Borders

Tate Modern, Londres, Inglaterra.

Fevereiro a Agosto de 2022

Dali's lobster telephone. © Salvador Dali, Gala-Salvador Dali Foundation/DACS, London 2021

Uma exposição tão eclética e revolucionária que só poderia mesmo ter lugar na galeria mais controversa de Londres. A mostra pretende esclarecer que o surrealismo, mais que um estilo, sempre foi verdadeiramente um estado de espírito, que visa subverter a realidade. Para tantos artistas ao redor do mundo tem sido também uma forma de desafiar autoridades, resistir e lutar por um mundo novo. As obras, reunidas em parceria com o MoMa de Nova York, retratam o surrealismo durante mais de 50 anos no mundo todo, mostrando como artistas de todo o mundo foram inspirados e reunidos por esse espírito, de Buenos Aires a Tóquio, nos conduzindo em uma grande viagem pelo planeta e pelo movimento, simultaneamente.

Gaudí

Musée D'Orsay, Paris, França

Abril a Julho de 2022

Foto: Musée D'Orsay, Paris, França | Photo by Şelale Kıroğlu on Unsplash

O belo Museu D’Orsay, às margens do Sena, em Paris, resolveu render tributo ao gênio Gaudí. Antoni Gaudí (1852-1926) deixou geniais legados arquitetônicos e artísticos na Espanha da virada do século XX que fascinam o público até hoje. Esta será a primeira vez em cinquenta anos que uma exposição é inteiramente dedicada a este mestre da Art Nouveau na França. A curadoria da mostra pretende evidenciar a extraordinária criatividade do artista, capaz de se expressar imensamente tanto no design de uma peça de mobiliário quanto de um ambicioso e singular projeto, como a Sagrada Família, em Barcelona. O acervo, que focará sua produção artística ligada ao Modernismo e à Art Nouveau, contemplará também conjuntos de móveis e alguns desenhos nunca exibidos antes, contribuindo para reforçar a visão do artista como figura genial e singular capaz de trabalhar de maneira única espaço e cor.  Filmes, fotografias e documentos ajudarão os visitantes a navegar também por entre seus projetos de criação de palácios, hotéis, parques e igrejas.  Até 6 de março de 2022, parte da mostra fica em cartaz no Museu Nacional d’Art de Catalunya de Barcelona (MNAC).

Cézanne

Art Institute of Chicago, Chicago, EUA

Maio a Setembro de 2022

Foto: Art Institute of Chicago | Auvers, Panoramic View, 1873-75, Paul Cezanne

Esta retrospectiva inovadora sobre o legado de Paul Cézanne (francês, 1839-1906) resgata a obra deste artista fundamental, cuja arte continua tão vital até hoje. Sua abordagem foi sempre tão complexa que o colocou à parte em estudos de arte em relação a outros artistas impressionistas e modernos. Sua obra foi tão significativa que teve entre seus apoiadores e admiradores nomes como Claude Monet, Camille Pissarro, Henri Matisse e Pablo Picasso, que não raro se referiam ao pintor como “o maior de todos”.  A exibição promovida pelo sempre excelente Art Institute de Chicago é a maior dos últimos 25 anos, coordenada em conjunto com a Tate Modern. São mais de 90 pinturas a óleo, 40 aquarelas e desenhos e dois sketchbooks completos, incluindo paisagens impressionistas, retratos e diversas obras icônicas, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos visitantes sobre como Cézanne concebeu e desenvolveu seus processos de criação, além de seu pioneirismo, que posteriormente abriu caminhos importantes para tantos outros artistas.

Picasso and Chanel

Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha

Outubro de 2022 a Janeiro de 2023

Foto:

Nem todo viajante sabe que Pablo Picasso e Gabrielle Chanel eram grandes amigos trabalharam juntos em duas ocasiões, em parceria com o amigo comum Jean Cocteau.  A mostra promovida pelo museu Thyssen-Bornemisza, em Madri, focará justamente na parceria e sincronismo desses dois gênios criativos do século XX.  Misturando arte e moda, a exposição explora a relação entre eles, promovendo uma verdadeira viagem entre quatro seções diferentes que abrangem suas vidas e obras, sobretudo entre 1915 e 1925. A influência do cubismo nas criações de Chanel desde seus primeiros designs, os retratos da bailarina russa Olga Khokhlova, uma das clientes dedicadas de Chanel, feitos por Picasso, o trabalho conjunto da dupla na adaptação moderna de Cocteau para a Antígona de Sófocles (com máscaras de Picasso e figurinos de Chanel) e no balé Le Train Bleu, tudo isso está reunido em ordem cronológica na exposição. Vai ser difícil a gente não se apaixonar.

Tutankhamun

Grand Egyptian Museum, Gizé, Egito

Abertura estimada: Novembro 2022

Grand Egyptian Museum

A inauguração do tão esperado Grande Museu Egípcio, próximo às pirâmides de Gizé, acontecerá no final de 2022 com a maior mostra sobre o faraó Tutankhamun já realizada. Serão mais de 5.300 artefatos encontrados em sua tumba, em Luxor, descoberta há quase 100 anos, que foram restaurados e serão expostos juntos pela primeira vez na história – incluindo as famosas máscaras funerárias douradas.  A tumba de Tutankhamun foi a única tumba real egípcia encontrada selada, com todos os seus objetos. A mostra será o grande carro chefe do novo museu, ocupando uma área de 7.500 metros quadrados no total e com peças impressionantes, como a grande estátua de Ramsés, o Grande, com 83 toneladas, 20 metros de altura e 3200 anos de existência. O Grande Museu Egípcio, cuja inauguração foi adiada em função da pandemia, consumiu 1 bilhão de dólares em sua construção e terá capacidade para exibir mais de 100.000 obras e artefatos históricos no edifício de 60.000m2, localizado a menos de dois quilômetros das pirâmides.

OWT NEWS

Buscando inspirações para suas viagens?

Inscreva-se e receba nossas novidades direto no seu e-mail.